Ataque cardíaco e derrame cerebral são as principais causas de morte no país. Promover uma vida saudável é fundamental para evitar este tipo de patologias e o surgimento da Telemedicina contribui para a prevenção.
Agosto é o mês do coração, todos os anos procuramos sensibilizar para a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, que representam uma elevada percentagem da mortalidade de milhões de pessoas, sendo os enfartes e os ataques cerebrovasculares as principais causas de morte.
80% das doenças cardiovasculares são evitáveis, de acordo com a OMS, e embora as ações preventivas sejam geralmente conhecidas, nunca é demais fazer um pequeno lembrete, como manter uma alimentação saudável consumindo uma variedade de frutas e vegetais, cereais Grãos integrais, baixo – produtos lácteos gordurosos ou com baixo teor de gordura e alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, aves sem pele, peixes e crustáceos, produtos de soja processados, nozes, sementes e legumes, são úteis na prevenção, junto com exercícios aeróbicos de 30 minutos pelo menos três vezes por semana, pare de fumar, porque fumar aumenta significativamente o risco de doenças cardiovasculares; evitar o consumo de álcool em excesso e dietas hipercalóricas, ricas em açúcar, gordura saturada e sal.
Telemedicina, principal aliada da prevenção e controle Após décadas de avanços tecnológicos e o surgimento de ferramentas digitais, a pandemia COVID-19 deu um forte impulso ao uso generalizado da telemedicina. As teleconsultas, que não passavam de um complemento às atividades médicas presenciais, vêm substituindo as consultas de rotina a exames cardiovasculares realizados por pacientes crônicos. Felizmente, os pacientes com risco cardiovascular são a base ideal para o desenvolvimento e aplicação das tecnologias que suportam a Telemedicina, podendo realizar controles biomédicos remotos de parâmetros.
A Accuhealth, provedora líder de serviços de Telemedicina, oferece seu sistema de convênios com empresas e instituições que precisam fazer da prevenção seu principal aliado para o retorno à normalidade.
0 comentários